TOP
Lifestyle

“Dicas para quem deseja criar um blog”

Ultimamente venho recebendo muitos pedidos de dicas de como iniciar um blog, então, decidi reunir algumas dicas super válidas em um post! São dicas bem básicas e de conhecimento geral, mas sempre recebo alguma pergunta que tenha algo relacionado. Então, nada mais justo que compartilhar aqui com vocês, né?!
Imagem retirada do simplesdecoracao.com.br

 

Escolha sobre o que quer falar
 
A primeira coisa que você tem que pensar antes de criar um blog, é sobre o que quer falar. Há diversos assuntos no mundo e, uma gama de possibilidades de assuntos para falar em seu blog. Escolha algo que você goste e, ao mesmo tempo, tenha um certo domínio. Por exemplo, eu nunca poderia criar um blog sobre culinária, pois não sei nada sobre o assunto. Então, não adianta eu gostar: tenho que saber sobre o que eu irei falar.
Escolha a sua plataforma
 
Para começar um blog, você precisa de uma plataforma. Aqui no Brasil, temos duas opções bem populares: o Blogger e o WordPress. Para quem sempre me pergunta, a minha plataforma é a Blogger. Eu escolhi essa plataforma pois é absurdamente simples e fácil de utilizar. Nunca tive problemas em relação a ela e não me arrependo da minha escolha. Assim que você cria um blog nesta plataforma, você recebe uma url com .blogspot.br no final, mas, se desejar profissionalizar o blog, pode optar por uma compra de domínio.
O WordPress também é uma ótima plataforma, porém, um pouco mais difícil de utilizar. Não irei me estender sobre essa plataforma, afinal, não é a que eu utilizo e não sei muito sobre. Caso essa plataforma seja do seu interesse, recomendo que pesquise um pouco mais com blogueiras que a utilize.
Escolha um nome que as pessoas gravem facilmente
 
Se o nome do seu blog é muito longo e/ou com palavras complicadas, dificilmente as pessoas irão lembrar. Uma dica super útil é utilizar palavras nacionais, pois são bem mais fáceis de memorizar. Se você não tem ideia de qual nome utilizar, tente escolher palavras dentro do tema do seu blog. Ou, se preferir, pode utilizar o seu próprio nome, como eu fiz.
A primeira impressão é a que fica
 
Sim, estou falando do layout do blog! Minha dica é que ele seja mais clean. Evite layouts de cores muito fortes, pois podem causar um desconforto em quem visita. Ter um layout mais elaborado é muito legal, mas, se você não quiser investir nele logo de cara, você pode optar por layouts frees, é só procurar no Google! Além disso, há diversos tutoriais pela internet, onde você pode acrescentar novas funções ao seu blog.
Crie redes sociais
 
As redes social são ótimas para divulgar o seu blog e atrair novos leitores. No meu caso, eu utilizo o Instagram e o Facebook, mas você pode ir além, usando o Pinterest, We Heart It, Google Plus e muitas outras redes.
Essa não é a hora de pecar no português
 
Procure sempre escrever corretamente, afinal, ninguém gosta de abrir um blog e ver vários errinhos de português nele. Sempre que for escrever uma postagem, escreva com calma e sem pressa de terminar. Caso haja alguma dúvida sobre certa palavra, aconselho que a escreva no Google e ele irá corrigir, caso esteja errada!
Enfim, essas foram algumas dicas super básicas e rapidinhas para quem deseja começar um blog. Caso tenha algo que vocês queiram saber, mas não ficou claro ou não há no post, só me contatar!
Espero ter ajudado vocês de alguma forma!!
Bisous.

Tags:

Julie Chagas

Julie Chagas tem 23 anos, mora em Salvador – Bahia e ama se vestir bem e ficar de olho nas últimas tendências do mundo fashion.

«
»

33 COMENTÁRIOS

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *